Por: Daniela Trigo | Em: 11/05/2015
pode consultar em: http://www.portaleduka.com.br/materia/formacao_docente/alfabetizacao_e_letramento/qual-a-contribuicao-da-familia-no-processo-de-alfabetizacao-de-seus-filhos
Para iniciarmos nossa reflexão não posso deixar de citar as sábias
palavras de Vygotsky ao afirmar que … A Alfabetização começa no ventre
da mãe, quando os pais nomeiam e conversam com o filho (a) ainda em
gestação, colocando palavras e letras nesses diálogos informais e
afetivos…
Ou seja, a família tem uma importante contribuição
nesse processo, com isso tem como responsabilidade auxiliar e oferecer
modelos de leitura e escrita na rotina diária.
Vamos pensar em
ações conforme o contexto de realidade de cada família, independente de
seu contexto social, cultural, necessidade educativa especial e
metodológico da escola que o filho (a) vivencia.
Segue algumas sugestões que podemos explorar na rotina diária:
Ler mais...
-
Permitir que a criança possa elaborar uma lista de compras, mas
escrevendo do seu jeitinho, levando – a acreditar que é capaz de
escrever e pensar no som de cada letra, sem oferecer respostas como por
exemplo ao soletrar a palavra, mesmo que sua escrita seja representada
com riscos ou desenho, pois devemos respeitar o seu conhecimento;
- Além de explorar o momento da ida ao supermercado, ao realizar a leitura dos rótulos ( das imagens ) dos respectivos produtos;
- Acreditar
que toda criança sabe ler e escrever independente da idade, mas cada
uma encontra – se em momento deste processo de construção da escrita e
leitura, pois o desenvolvimento neurológico é único, com isso cada
criança tem seu ritmo de aprendizagem;
- Criem o hábito de elogiar e demonstrar estarem felizes com as conquistas de cada iniciativa de leitura e escrita da criança;
-
Realizar a leitura para criança de uma receita antes de prepara – lá
para que a mesma perceba a importância social da leitura e da escrita,
além de convidá – la à fazer parte deste momento de elaboração e
organização dos ingredientes;
- Estar ao lado da
criança no momento das lições de casa, permitir que a mesma leia do seu
jeitinho e explique o que precisa ser feito para depois realizar a
leitura para criança, caso seja necessário. Pois, desta forma estaremos
oferecendo autonomia, independência e consequentemente iniciativa;
-
Demonstrar o hábito da leitura na presença da criança ao ler qualquer
gêrero textual, como: uma simples bula de remédio, uma receita, jornal,
revista, livro, entre outros, assim estará despertando o hábito e o
prazer da leitura;
- Após colocar em prática todas
estas sugestões a criança estará fortalecida e preparada para vivenciar a
rotina escolar de aprendizagem formal de maneira mais segura e com pré
requisitos que com certeza irão favorecê – la ao qualificar esse
processo de alfabetização tão esperado por pais e educadores. Vamos
formar uma parceria e assim com certeza a criança será beneficiada em
sua qualidade de vida.
Segue
abaixo apenas a nível de conhecimento dos pais, pois os educadores já
dominam essa informação referente o processo de construção da escrita
que Segundo a conceituada Emília Ferreiro nos orienta, assim é possível
perceber a importância e a justificativa de cada etapa.
RESUMO: HIPÓTESES PSICOGENÉTICAS DA ESCRITA
PICTÓRICA- Faz uso de imagens ( desenhos – garatujas ) para se comunicar.
PRÉ-SILÁBICA- Não
diferencia números de letras e formas.2 –Utiliza apenas letras e de
preferência do seu contexto de realidade ( nome ) e associa a quantidade
de letras com o tamanho do objeto.
SILÁBICA- Sem valor sonoro:Utiliza letras aleatórias e ao ler realiza pausas, usando um até três registros ( letras ) por pausa.
-
Com valor sonoro:Inicialmente utiliza as vogais para cada pausa ao ler e
escrever e gradativamente faz uso das consoantes respeitando apenas o
som de cada letra.
SILÁBICO-ALFABÉTICA- É um
momento de transição que normalmente é confundido com erros
ortográficos, mas na verdade é uma fase para se tornar alfabético, com
isso apresenta recaídas principalmente nas construções textuais.
ALFABÉTICA- Já faz uso da escrita formal.
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