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Espaço de partilha sobre Educação. Aqui farei referência aos mais variados aspectos de formação pessoal. Desde religião à instrução e ensino - Nasceu na minha Licenciatura de Educação.

domingo, 26 de julho de 2015

Qual a contribuição da família no processo de alfabetização de seus filhos?

Por: Daniela Trigo | Em: 11/05/2015
 pode consultar em: http://www.portaleduka.com.br/materia/formacao_docente/alfabetizacao_e_letramento/qual-a-contribuicao-da-familia-no-processo-de-alfabetizacao-de-seus-filhos


Qual a contribuição da família no processo de alfabetização de seus filhos?Para iniciarmos nossa reflexão não posso deixar de citar as sábias palavras de Vygotsky ao afirmar que … A Alfabetização começa no ventre da mãe, quando os pais nomeiam e conversam com o filho (a) ainda em gestação, colocando palavras e letras nesses diálogos informais e afetivos…

Ou seja, a família tem uma importante contribuição nesse processo, com isso tem como responsabilidade auxiliar e oferecer modelos de leitura e escrita na rotina diária.

Vamos pensar em ações conforme o contexto de realidade de cada família, independente de seu contexto social, cultural, necessidade educativa especial e metodológico da escola que o filho (a) vivencia.

Segue algumas sugestões que podemos explorar na rotina diária:
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- Permitir que a criança possa elaborar uma lista de compras, mas escrevendo do seu jeitinho, levando – a acreditar que é capaz de escrever e pensar no som de cada letra, sem oferecer respostas como por exemplo ao soletrar a palavra, mesmo que sua escrita seja representada com riscos ou desenho, pois devemos respeitar o seu conhecimento;

- Além de explorar o momento da ida ao supermercado, ao realizar a leitura dos rótulos ( das imagens ) dos respectivos produtos;

- Acreditar que toda criança sabe ler e escrever independente da idade, mas cada uma encontra – se em momento deste processo de construção da escrita e leitura, pois o desenvolvimento neurológico é único, com isso cada criança tem seu ritmo de aprendizagem;


- Criem o hábito de elogiar e demonstrar estarem felizes com as conquistas de cada iniciativa de leitura e escrita da criança;

- Realizar a leitura para criança de uma receita antes de prepara – lá para que a mesma perceba a importância social da leitura e da escrita, além de convidá – la à fazer parte deste momento de elaboração e organização dos ingredientes;

- Estar ao lado da criança no momento das lições de casa, permitir que a mesma leia do seu jeitinho e explique o que precisa ser feito para depois realizar a leitura para criança, caso seja necessário. Pois, desta forma estaremos oferecendo autonomia, independência e consequentemente iniciativa;

- Demonstrar o hábito da leitura na presença da criança ao ler qualquer gêrero textual, como: uma simples bula de remédio, uma receita, jornal, revista, livro, entre outros, assim estará despertando o hábito e o prazer da leitura;

- Após colocar em prática todas estas sugestões a criança estará fortalecida e preparada para vivenciar a rotina escolar de aprendizagem formal de maneira mais segura e com pré requisitos que com certeza irão favorecê – la ao qualificar esse processo de alfabetização tão esperado por pais e educadores. Vamos formar uma parceria e assim com certeza a criança será beneficiada em sua qualidade de vida.
Segue abaixo apenas a nível de conhecimento dos pais, pois os educadores já dominam essa informação referente o processo de construção da escrita que Segundo a conceituada Emília Ferreiro nos orienta, assim é possível perceber a importância e a justificativa de cada etapa.
RESUMO: HIPÓTESES PSICOGENÉTICAS DA ESCRITA

PICTÓRICA- Faz uso de imagens ( desenhos – garatujas ) para se comunicar.
PRÉ-SILÁBICA- Não diferencia números de letras e formas.2 –Utiliza apenas letras e de preferência do seu contexto de realidade ( nome ) e associa a quantidade de letras com o tamanho do objeto.
SILÁBICA- Sem valor sonoro:Utiliza letras aleatórias e ao ler realiza pausas, usando um até três registros ( letras ) por pausa.
- Com valor sonoro:Inicialmente utiliza as vogais para cada pausa ao ler e escrever e gradativamente faz uso das consoantes respeitando apenas o som de cada letra.

SILÁBICO-ALFABÉTICA-  É um momento de transição que normalmente é confundido com erros ortográficos, mas na verdade é uma fase para se tornar alfabético, com isso apresenta recaídas principalmente nas construções textuais.
ALFABÉTICA- Já faz uso da escrita formal.

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