Sobre Educaralberto

Espaço de partilha sobre Educação. Aqui farei referência aos mais variados aspectos de formação pessoal. Desde religião à instrução e ensino - Nasceu na minha Licenciatura de Educação.

sábado, 20 de abril de 2013

As ferramentas de comunicação na internet e a educação

 


As ferramentas de comunicação na internet e a educação

Educar é transmitir e receber conhecimentos, é abrir o saber a novas experiências, procurando o aperfeiçoamento, e novos conhecimentos.
A educação centrada no saber do professor e da instituição à qual pertence, é uma educação de sentido unidirecional, pouco interativa. Exigente com o aprender e replicar conhecimentos, mas com dificuldade na acomodação de novas realidades, e inovação.
O mundo atual é um mundo globalizado, onde pessoas e informação, circulam com relativa facilidade. Após o desenvolvimento dos meios de transporte, a grande comunicação atual faz-se pela rede mundial da web. As barreiras geográficas e físicas foram diluídas. Os homens distantes fisicamente ficam lado a lado, graças às novas tecnologias, de modo particular, ao fenómeno da web e suas ferramentas de comunicação bidirecionais.
A educação é atualmente utilizadora das TIC. A Web 1.0 caracteriza-se por ser unidirecional e pouco interativa, com o desenvolvimento da Web 2.0 é relativamente fácil ao utilizador, ser também produtor de conteúdos. Saber dominar as ferramentas de comunicação, e tirar delas tirar a melhor rentabilidade, abre inúmeras possibilidades para a sua utilização e aplicação em muitas e variadas situações. A bidirecional da web 2.0 permite a CMC, síncrona ou assíncrona, possibilitando a aprendizagem colaborativa, e a realização de tarefas cooperativas, mesmo com participantes separados por muitos milhares de quilómetros de distância.
O vídeo, o áudio, a videoconferência, os Wikis, os chats, os blogues, os fóruns, são ferramentas importantes para a rapidez da comunicação. O email, também é uma possibilidade de interação importante para contactos mais individualizados.
A web 3.0 é a nova geração de net que surge, e propõe formas novas de interagir. A web 3.0 é também conhecida pela web semântica, que pretende tornar a web como uma grande base de dados mundial, e que aposta em três vertentes bem evidentes: 1) Alargamento do número de utilizadores, e dos dispositivos móveis, (portabilidade), 2) Desenvolvimento da tecnologia social, (Software social), 3) Rotulação de temas e informações. A web semântica, dá a capacidade ao computador, de poder selecionar os dados, “mostrar o que precisamos ver”.
Outros desafios se colocam ainda à internet tais como; o energético, a portabilidade e a capacidade de comunicação sem fios.
A exigência da portabilidade traz novos desafios. Estar disponível em qualquer local, e em qualquer momento a baixo custo, desafia as novas tecnologias para facilitar o uso. Os PDAs, os smartphones, os tabletes, são equipamentos que possibilitam a presença online constante, e em qualquer lugar.
Na comunicação web, é realizada através de ferramentas de comunicação, como o software social, que permite uma interação tão eficiente que em alguns casos consegue superar a própria comunicação face-a-face.
A educação usufrui deste ambiente tecnológico que nos rodeia, e que permite criar ambientes virtuais de aprendizagem. A interação entre os alunos, e estes com os professores, é fundamental em EaD, para a qual os professores têm que estar preparados para o uso desta tecnologia, assumindo o seu novo papel de instrutores, cooperadores, e facilitadores nos processos de aquisição do conhecimento.  

Bibliografia:
Universidade Aberta, Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, texto disponibilizado na UC Educação e Internet

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