As ferramentas de comunicação na internet e a educação
Educar é transmitir e receber conhecimentos, é abrir o saber
a novas experiências, procurando o aperfeiçoamento, e novos conhecimentos.
A educação centrada no saber do professor e da instituição à
qual pertence, é uma educação de sentido unidirecional, pouco interativa.
Exigente com o aprender e replicar conhecimentos, mas com dificuldade na
acomodação de novas realidades, e inovação.
O mundo atual é um mundo globalizado, onde pessoas e
informação, circulam com relativa facilidade. Após o desenvolvimento dos meios
de transporte, a grande comunicação atual faz-se pela rede mundial da web. As
barreiras geográficas e físicas foram diluídas. Os homens distantes fisicamente
ficam lado a lado, graças às novas tecnologias, de modo particular, ao fenómeno
da web e suas ferramentas de comunicação bidirecionais.
A educação é atualmente utilizadora das TIC. A Web 1.0 caracteriza-se
por ser unidirecional e pouco interativa, com o desenvolvimento da Web 2.0 é
relativamente fácil ao utilizador, ser também produtor de conteúdos. Saber dominar
as ferramentas de comunicação, e tirar delas tirar a melhor rentabilidade, abre
inúmeras possibilidades para a sua utilização e aplicação em muitas e variadas
situações. A bidirecional da web 2.0 permite a CMC, síncrona ou assíncrona,
possibilitando a aprendizagem colaborativa, e a realização de tarefas
cooperativas, mesmo com participantes separados por muitos milhares de quilómetros
de distância.
O vídeo, o áudio, a videoconferência, os Wikis, os chats, os
blogues, os fóruns, são ferramentas importantes para a rapidez da comunicação.
O email, também é uma possibilidade de interação importante para contactos mais
individualizados.
A web 3.0 é a nova geração de net que surge, e propõe formas
novas de interagir. A web 3.0 é também conhecida pela web semântica, que
pretende tornar a web como uma grande base de dados mundial, e que aposta em três
vertentes bem evidentes: 1) Alargamento do número de utilizadores, e dos
dispositivos móveis, (portabilidade), 2) Desenvolvimento da tecnologia social, (Software
social), 3) Rotulação de temas e informações. A web semântica, dá a capacidade
ao computador, de poder selecionar os dados, “mostrar o que precisamos ver”.
Outros desafios se colocam ainda à internet tais como; o
energético, a portabilidade e a capacidade de comunicação sem fios.
A exigência da portabilidade traz novos desafios. Estar disponível
em qualquer local, e em qualquer momento a baixo custo, desafia as novas tecnologias
para facilitar o uso. Os PDAs, os smartphones, os tabletes, são equipamentos que
possibilitam a presença online constante, e em qualquer lugar.
Na comunicação web, é realizada através de ferramentas de
comunicação, como o software social, que permite uma interação tão eficiente que
em alguns casos consegue superar a própria comunicação face-a-face.
A educação usufrui deste ambiente tecnológico que nos rodeia,
e que permite criar ambientes virtuais de aprendizagem. A interação entre os
alunos, e estes com os professores, é fundamental em EaD, para a qual os
professores têm que estar preparados para o uso desta tecnologia, assumindo o
seu novo papel de instrutores, cooperadores, e facilitadores nos processos de
aquisição do conhecimento.
Bibliografia:
Universidade Aberta, Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, texto disponibilizado na UC Educação e Internet
Bibliografia:
Universidade Aberta, Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, texto disponibilizado na UC Educação e Internet
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