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Espaço de partilha sobre Educação. Aqui farei referência aos mais variados aspectos de formação pessoal. Desde religião à instrução e ensino - Nasceu na minha Licenciatura de Educação.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Os media e a aprendizagem


Os media e a aprendizagem   


A educação e formação informal, é uma realidade constante da nossa vida, e se realiza no contacto com as pessoas e o meio envolvente. Para maior eficiência das actividades humanas, há a necessidade de se aprofundar, estudar e investigar determinadas matérias, recorrendo aos conhecimentos que ficam em repositório, e que são transmitidos e trabalhados de forma formal, através de escolas, instituições de ensino, e formação.
A globalização abriu caminhos para uma troca de conhecimentos mais rápida, e com menos barreiras. Para este processo muito tem contribuído as tecnologias de comunicação. Desde o fim do século passado, e início deste século, desenvolveram-se meios intitulados por novas tecnologias de comunicação, as TIC.
As novas tecnologias têm modificado o entendimento do mundo e a relação entre os homens, sociedades, e culturas. A distância deixou de ser barreiras, e o lugar mais recôndito pode estar presente no conserto da rede global, o que era desconhecido e estranho, é agora conhecido, entendido, e aprofundado por todos.
A educação neste contexto de globalização, e de acesso ao saber generalizado, através das novas tecnologias, desenvolveu novos paradigmas educativos, pedagogias e didácticas específicas que torna possível a aprendizagem a distancia, conhecida por EaD.
A principal função dos meios de comunicação dos mídia, na comunicação entre o professor e o aluno, e estes entre si, é segundo Santoro, Borges e Santos (2004), a coordenação, cooperação e co-construção do saber e da informação.
As comunidades de aprendizagem em salas virtuais, ou em redes sociais, são propícias à partilha do saber, e reconstrução do mesmo. Os mídia permitem também com grande vantagem a aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transaccional (Moore, 1991).
As ferramentas para a mediação da comunicação MCM, são fundamentais para a troca e recolha de informações, e co-construção do conhecimento.
A aprendizagem através da EaD, aponta para autonomia, e a capacidade critica do aluno, promovendo a sua auto-formação, onde o professor tem a tarefa de ser facilitador do processo. Um estudo realizado diz-nos que “o uso que aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz; em segundo lugar, em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia”. Patrick J. Fahy (Athabasca University), “As características dos meios de aprendizagem interactiva online”.
A tecnologia, ocupa uma faixa importante no processo de aprendizagem. A forma como é utilizada é determinante para o êxito do percurso de formação.
O papel do professor é também fundamental para provocar a capacidade critica do aluno, e a sua expressão escrita das ideias, promovendo a autonomia, e impedindo que o aluno se isole e não partilhe os seus conhecimentos, mas que os coloque em prática, participe activamente na comunidade formativa, elabore o seu “pensamento social”, e apresente a sua compreensão significativa.
A educação e formação através dos mídia, é possível e positiva, mas deve atender a algumas premissas básicas para o seu êxito, tema a ser desenvolvido, num texto onde se reflicta sobre os media e os modos de aprendizagem.

Bibliografia:
Universidade Aberta, Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, texto disponibilizado na UC Educação e Internet


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