Os media e a aprendizagem
A educação e formação
informal, é uma realidade constante da nossa vida, e se realiza no contacto com
as pessoas e o meio envolvente. Para maior eficiência das actividades humanas,
há a necessidade de se aprofundar, estudar e investigar determinadas matérias,
recorrendo aos conhecimentos que ficam em repositório, e que são transmitidos e
trabalhados de forma formal, através de escolas, instituições de ensino, e
formação.
A globalização
abriu caminhos para uma troca de conhecimentos mais rápida, e com menos
barreiras. Para este processo muito tem contribuído as tecnologias de
comunicação. Desde o fim do século passado, e início deste século,
desenvolveram-se meios intitulados por novas tecnologias de comunicação, as
TIC.
As novas tecnologias
têm modificado o entendimento do mundo e a relação entre os homens, sociedades,
e culturas. A distância deixou de ser barreiras, e o lugar mais recôndito pode
estar presente no conserto da rede global, o que era desconhecido e estranho, é
agora conhecido, entendido, e aprofundado por todos.
A educação neste
contexto de globalização, e de acesso ao saber generalizado, através das novas
tecnologias, desenvolveu novos paradigmas educativos, pedagogias e didácticas específicas
que torna possível a aprendizagem a distancia, conhecida por EaD.
A principal
função dos meios de comunicação dos mídia, na comunicação entre o professor e o
aluno, e estes entre si, é segundo Santoro,
Borges e Santos (2004), a coordenação, cooperação e co-construção do
saber e da informação.
As comunidades
de aprendizagem em salas virtuais, ou em redes sociais, são propícias à
partilha do saber, e reconstrução do mesmo. Os mídia permitem também com grande vantagem a aprendizagem
individualizada, reduzindo a distância transaccional (Moore, 1991).
As ferramentas
para a mediação da comunicação MCM, são fundamentais para a troca e recolha de
informações, e co-construção do conhecimento.
A
aprendizagem através da EaD, aponta para autonomia, e a capacidade critica do
aluno, promovendo a sua auto-formação, onde o professor tem a tarefa de ser
facilitador do processo. Um estudo realizado diz-nos que “o uso que aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que
aquilo que o professor faz; em segundo lugar, em termos de resultados da aprendizagem
do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a
experiência do professor com a tecnologia”. Patrick J. Fahy (Athabasca
University), “As características dos meios de aprendizagem interactiva online”.
A tecnologia,
ocupa uma faixa importante no processo de aprendizagem. A forma como é
utilizada é determinante para o êxito do percurso de formação.
O papel do
professor é também fundamental para provocar a capacidade critica do aluno, e a
sua expressão escrita das ideias, promovendo a autonomia, e impedindo que o
aluno se isole e não partilhe os seus conhecimentos, mas que os coloque em
prática, participe activamente na comunidade formativa, elabore o seu
“pensamento social”, e apresente a sua compreensão significativa.
A educação e
formação através dos mídia, é possível e positiva, mas deve atender a algumas
premissas básicas para o seu êxito, tema a ser desenvolvido, num texto onde se
reflicta sobre os media e os modos de aprendizagem.
Universidade Aberta, Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, texto disponibilizado na UC Educação e Internet
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